Link Facebook
Link Twitter

Apresentação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Universidade Federal de Goiás (UFG) foi implantado no ano de 2008. Desde então as propostas tanto de formação docente quanto da própria organização administrativa do Pibid na UFG foram aprimoradas ao longo desses anos. As concepções que tem subsidiado as ações no contexto do Pibid/UFG, na atual edição, versam sobre:

- o profissional reflexivo;

- o desenvolvimento profissional docente;

- a formação docente crítico, progressista, dialógica, humanista, dialética, histórica e politicamente engajada;

- a gestão organizacional democrático-participativa.

Tais concepções foram constituindo-se tomando por base:

- as diretrizes apontadas pela legislação sobre formação de professores, em vigor no nosso país, e no âmbito do programa Pibid/UFG;

- as reflexões teórico-científico sobre educação, mais especificamente sobre formação de professores;

- a construção histórica do Pibid/UFG, como uma das políticas de formação docente no âmbito da UFG;

- a experiência acumulada por meio da implementação das ações do Pibid nas edições anteriores;

- as reflexões e ações trazidas pelos diferentes formadores que coordenam os subprojetos que compõe o projeto institucional;

- o contínuo diálogo que a UFG vem buscando estabelecer entre os gestores das escolas e das secretarias da educação no Estado e nos Municípios em que o projeto, em suas diferentes edições, vem sendo executado;

- as demandas apresentadas pelas escolas da educação básica, dentre outras.

Considerando tais questões propusemos a temática Formação de professores
e desenvolvimento da profissão docente: reflexões e ações acerca de seus impactos na cultura escolar como objeto da ação do Pibid/UFG e como objetivo geral: problematizar a formação docente nas licenciaturas de maneira que sejam valorizadas a prática reflexiva constante e a cultura escolar, estabelecendo uma relação entre desenvolvimento profissional, teoria, experiência e prática educativa.

Para alcançar o objetivo do projeto várias ações e estratégias em nível institucional e no contexto dos subprojetos vem sendo desenvolvidas, pelos diferentes bolsistas (coordenador institucional, coordenadores de área de gestão de processos educacionais, coordenadores de áreas, supervisores e bolsistas de iniciação à docência) nas Regionais Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí.

Atualmente o número de bolsas concedido à UFG, para o desenvolvimento das ações do Pibid está distribuído de acordo com a tabela abaixo:

DADdo permanente di secretarias de educação do Estado e dos municípios em que as ações do Pibid vem se desenvolvendo.  OS NÚMEROS
TOTAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 705
TOTAL DE BOLSAS DE SUPERVISÃO 125
TOTAL DE BOLSAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 68
TOTAL DE BOLSAS DE COORD. DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS 4
TOTAL DE BOLSAS DE COORD. INSTITUCIONAL 1
TOTAL DE BOLSAS NOS QUATRO CAMPI DA UFG 903

Para além das bolsas o Pibid ainda repassa recursos financeiros que custeiam despesas para execução dos projetos envolvidos, dentre estes recursos destacam: material de custeio, pagamento de pessoa física e jurídica.