
Visita aos espaços do Campus e Seriado Chaves inspiram as primeiras ações do PIBID de Geografia em Catalão.
Nos dias 04 e 05/10 trouxeram até o campus os alunos do Ensino Fundamental II, acompanhados dos supervisores do PIBID Geografia na Escola Maria das Dores de Campos (um dos professores atua como supervisor voluntário).
Os bolsistas do PIBID Geografia planejaram aulas especiais para dar boas vindas aos discentes dessa escola, que agora estão integrados, de fato, ao PIBID.
Cada turma da Escola participou de uma aula planejada em cada um dos três espaços do Curso de Geografia, são eles:
• Laboratório de Cartografia - Lá os alunos tiveram aula de Introdução à Cartografia, observação e diferenciação de tipos de mapas, análise e compreensão de cartas topográficas e de plantas urbanas.
• Laboratório de Solos - Sob a coordenação do técnico Cleomar, auxiliado pelos pibidianos, os alunos acompanharam e ouviram explicações sobre todas as fases do processo de preparação das amostras de solo que são trazidas para análise laboratorial. Observaram os funcionamentos das centrífugas e de outros equipamentos usados para proceder a analise físico-química dos solos em procedimentos diagnóstico-analíticos.
• Museu de Mineralogia - Os pibidianos conduziram as turmas para observação dos minerais e rochas em exposição e depois os fizeram assentar aos redor das mesas e apresentaram noções básicas de Geologia e detalharam a província mineralógica em que se assenta o município de Catalão, esclarecendo os discentes sobre as ocorrências minerais locais e as atividades mineradoras sobre as minas e jazidas (ocorrências minerais conhecidas e ainda não exploradas).
Finalmente, no dia 07/10 toda a comunidade escolar veio em peso para o campus da UFG. A Escola Maria das Dores de Campos lotou o miniauditório Profa. Sirlene. Neste dia foi apresentada à comunidade a peça teatral intitulada de "Exame Final de Geografia".
Os atores e autores do texto foram os próprios pibidianos, que através de um esforço e pesquisa bibliográfica, prepararam um conjunto de diálogos, ações e situações que cooptaram as atenções dos participantes apoiados pelos pibidianos de História e sua coordenação de área.
A comunidade envolveu-se, com curiosidade e diligência, para entender e acompanhar os conceitos geográficos e cartográficos em pauta . Tudo istoaconteceu sobre a base de um programa de televisão muito conhecido por crianças e adolescentes: O seriado CHAVES.
Para a satisfação de todos os ouvintes não houve reprovações e cada retornou para sua casa em clima de festa e de júbilo pela vitória no“Exame Final de Geografia”.
Source: PROGRAD-PIBID