Link Facebook
Link Twitter
Youtube
noticia1321444459.jpg

Memória da 3ª Reunião do PIBID atua Catalão

No dia 6/10 a coordenação de assuntos educacionais realizou uma reunião com os grupos PIBID, coordenadores de área, supervisores das escolas e pibidianos do Campus da UFG de Catalão.

 


Pela manhã ocorreu a reunião com os coordenadores de área de História e Geografia e seus pibidianos, no Laboratório de Ensino de Geografia. Após a exposição feita pela Prof.ª Rusvênia Luiza, das atividades planejadas para o segundo semestre de 2011, bem como as orientações sobre observação etnográfica nas escolas campos, os coordenadores e pibidianos relataram as atividades que vem sendo feitas por eles.
Os PIBID´s de Catalão, por meio dos seus coordenadores de área, estão realizando reuniões de formação coletiva com todos os pibidianos e supervisores para apresentação de documentos gerais de diretrizes de ensino comuns em todas as áreas.
 


Foto 1. Reunião com os grupos PIBID´s de Geografia e História.

O PIBID de Geografia coordenado pelo Prof. Cláudio Bertazzo, está trabalhando com o Ensino Fundamental I e II sendo que, na escola, há dois supervisores – uma professora supervisora bolsista e uma professora supervisora voluntária. O grupo PIBID/GEO/CAC organizou uma visita dos alunos no Campus de Catalão e ao Laboratório de Ensino de Geografia onde conheceram a proposta de trabalho lúdica que será desenvolvida ao longo do processo. O PIBID está contribuindo desde a organização do Plano de Ensino do professor, que no caso é professor único – realidade da maior parte das professoras de Ensino Fundamental I, até as proposta de abordagem dos conteúdos de Geografia por meio de peças teatrais e teatro de bonecos. Isto ajuda a formação da professora que é da área de Pedagogia no trabalho com os conteúdos geográficos.

Já o PIBID de História coordenado pela Prof.ª Márcia Santos passou, no primeiro momento, por um investimento mais efetivo no plano teórico, com grupos de estudos direcionados à compreensão do projeto do professor coordenador e  elaboração dos planos de trabalho dos bolsistas. Os pibidianos serão supervisionados por uma professora que recentemente retornou à sala de aula e, portanto está bastante aberta para as atividades propostas do projeto, atuando no Ensino Fundamental I e II. O PIBID História contribuiu para organização da Feira das Profissões da UFG, recepcionando os alunos das escolas e, ao mesmo tempo, assumirá, no espaço da escola campo, a rádio da escola, evento que tem causado grande interesse entre os alunos.
Ambos os grupos – História e Geografia estão demasiadamente integradas em atividades interdisciplinares. Inclusive irão organizar uma logomarca comum para confecção de uniformes dos pibidianos. Os dois grupos se comprometeram a apresentar os planos de trabalho dos bolsistas e o relatório semestral ao final do semestre.



 Foto 2. Reunião com os grupos PIBID´s de Geografia e História.

No período da tarde os grupos do PIBID de Física coordenado pelo Prof. Paulo Alexandre e o PIBID de Matemática coordenado pela Prof.ª Crhistiane, juntamente com os dois professores supervisores e seus pibidianos se reuniram– Laboratório de Matemática. Após a exposição da Prof.ª Rusvênia Luiza acerca das atividades do segundo semestre de 2011,  o coordenador do PIBID de Física apresentou a definição dos planos de trabalho dos pibidianos composto de várias abordagens distintas e complementares, como experimentos, desenvolvimento de ferramentas técnicas e lúdicas para o contexto da sala de aula, atividades interdisciplinares com as áreas de Astronomia e Música. O Prof. Antônio Carlos, supervisor do PIBID na escola, é economista e matemático e possui 18 anos de experiência com o ensino de Física no Ensino Médio. Ele demonstrou muito interesse a abertura para as atividades desenvolvidas pelo PIBID de Física na escola-campo.
Já o grupo do PIBID de Matemática está organizado de modo a desenvolver seus trabalhos em 3 linhas sendo elas: Jogos e Lúdico/  Tecnologia e Softwars / Tecnologias e Robótica, em parceria com os projetos de outros professores e laboratórios do Campus de Catalão. Os pibidianos estão matriculados em disciplinas acadêmicas que auxiliam o desenvolvimento das atividades do PIBID além da organização das oficinas, das aulas e do laboratório. A organização do Plantão de dúvidas, acompanhamento das aulas e monitoramento de atividades de jogos na escola, são ações pontuais que estão sendo desenvolvidas nesse semestre além de os pibidianos retomarem o plano de trabalho individualizado para o Relatório Semestral.
Por fim, o PIBID de Biologia, coordenado pela Prof.ª Ana Flávia se reuniu com a coordenação no segundo momento da tarde do dia 6/10 onde anotaram as atividades a serem desenvolvidas no segundo semestre. Os pibidianos organizarão uma Feira de Ciências para proceder ao primeiro contato com os alunos das escolas campo. Nos relatos dos bolsistas há uma apreensão das inúmeras possibilidades da escola em pensar as aulas para os alunos uma vez que os problemas de evasão escolar e desinteresse pelas aulas se tornam, a cada dia, maior.  Além das iniciativas anteriormente mencionadas o PIBID de Biologia do CAC organizou uma logomarca específica para confecção de uniformes com a finalidade de identificação do grupo.
 


Foto 3. Reunião com o PIBID de Biologia e coordenação de área.
No dia 7/10 ocorreu a segunda etapa da visita ao CAC com uma reunião entre os coordenadores de área e as coordenadoras institucional e de gestão dos processos educacionais. A Prof.ª Jaqueline Civardi iniciou a manhã com a apresentação organizada em power point da memória do II Encontro de Coordenardores Institucionais do PIBID em Brasília, de 27 a 29 de setembro. Nesse evento várias informações foram  sobre questões relacionadas ao PIBID enquanto programa nacional fomentado pela CAPES e discussão de novas perspectivas para o andamento do programa em nível nacional e local. Dentre algumas das questões abordadas destacou-se que o PIBID passará a ser um programa de fluxo contínuo e que as universidades, e dentre elas a UFG, que já possuem projetos aprovados pela CAPES já tem vagas garantidas para etapas posteriores de desenvolvimento do programa. Outro ponto mencionado foi o fato de que pode haver aumento de demanda de vagas para a UFG, para isto a UFG terá que fazer sua solicitação que será avaliada posteriormente pela CAPES. Foi salientado ainda que o PIBID é um programa institucional e sob essa condição as vagas são para o programa e não para cada subprojeto que está em vigor. Tendo isto em vista foi mencionado que continuará a política dos cursos de licenciaturas pleitearem as vagas. O modo como isto ocorrerá será definida em resolução que será elaborada a posteriori. Após a apresentação dessa memória e ocorreu uma discussão das questões de cunho financeiro, a Prof.ª Jaqueline apresentou as ações de gestão do PIBID/UFG até o momento, como: organização dos dados dos bolsistas, abertura dos sites, cronograma de visitas, participação em eventos, organização das publicações e organização do II Encontro Nacional de Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. Apresentou um modelo de organização de gestão do PIBID que melhor será definido em resolução e após consulta aos pares.  E para finalizar a cada coordenador de área apresentou sucintamente as ações desenvolvidas ao longo dos dois primeiros meses de andamento das ações do PIBID.
No período da tarde as escolas parceiras Escola Estadual Polivalente Doutor Tharsis Campos, Escola Estadual Maria das Dores Campos, Instituto de Educação Matilde Margon Vaz  e Colégio Dona Iayá foram visitadas pelas professoras Rusvênia e Jaqueline acompanhadas dos coordenadores de área que possuem subprojetos em desenvolvimento em cada escola visitada.Durante as visitas foi possível conversar com os diretores e coordenadores das  escolas e explicar-lhes o papel e a relevância do PIBID para o processo a educação básica em espefíco para os alunos das escolas que tem a oportunidade de ter um grupo do Pibid desenvolvendo ali suas atividades, Além disso as coordenadoras conheceram um pouco do espaço físico  e alguns aspectos da realidade escolar e agradeceu o apoio das escolas por receber os projetos. Em visita à Escola Estadual Polivalente Doutor Tharsis Campos a coordenadora de assuntos educacionais se reuniu com o PIBID de Química, coordenado pela Prof.ª Simara e repassou as orientações gerais para o segundo semestre. Na reunião as pibidianas puderam se organizar para a observação etnográfica na escola e a construção do Plano de Trabalho individual. O PIBID Química está envolvido com a organização da Feira de Ciências dessa escola na que foi explicado à direção sobre a importância do trabalho de apoio aos projetos que já mostram resultado com a organização do Laboratório.
Mais de uma vez foi-nos relatado sobre os efeitos da experiência dos PIBID´s anteriores, para com as escolas. A presença do PIBID provoca muitas melhorias no espaço escolar, proporcionando interesse nos estudantes para com o conhecimento das disciplinas e ao mesmo tempo ativando laboratórios antes pouco utilizados nas escolas. Sendo assim o PIBID tem cumprido seu papel de formação de professores e apoio à Educação Básica.


 
Foto 4. Escola Estadual Maria das Dores Campos, onde ocorre o PIBID de História e Geografia, Catalão, 2011.


Foto 5. Colégio Dona Iayá, onde ocorre o PIBID de Física, Catalão, 2011.
 


Foto 6. Instituto de Educação Matilde Margon Vaz onde ocorre o PIBID de Matemática.

 

 

 

Fonte: PROGRAD