Link Facebook
Link Twitter
Youtube
noticia1318255995.jpg

Relato da visita ao Projeto do PIBID de Geografia de Goiânia

No dia 30/9 o PIBID - Geografia de Goiânia se reuniu nas dependências do Instituto de Educação de Goiás (IEG) com a coordenação de assuntos educacionais representada pela Prof. Rusvênia Luiza.

O primeiro momento foi de contato com a escola campo na companhia da Prof. Miriam Aparecida Bueno, coordenadora de área do PIBID-Geografia de Goiânia e dos bolsistas Lucas, Karine, Lourraine, Camila e Joyce.


Entrada do Instituto de Educação de Goiás (IEG), Goiânia, 2011.

 

O IEG é uma escola de importante tradição em Goiás, surgida no final do século XIX, em 1882, na antiga capital do Estado, a Cidade de Goiás. Até o ano de 2000 era uma escola de meninas, passando apenas há uma década a ser uma escola mista. Até o ano passado o IEG ainda oferecia o curso de magistério no Ensino Médio com período de 4 anos. Tradicionalmente, muitos dos nomes que ocupam a cena política de Goiás passaram pelo IEG.


Grupo PIBID de Geografia, Goiânia, 2011.

 

A escola funciona em 3 turnos sendo que, nos períodos da manhã e noite possui ensino médio. A estrutura da escola destoa particularmente da realidade das escolas públicas de Goiânia, uma vez que ela possui piscinas olímpicas, quadras de esporte cobertas, sala de dança, cozinha industrial com grande capacidade no serviço de refeições. No entanto, atualmente o IEG carece de sérios problemas de infraestrutura alguns dos quais estão sendo, aos poucos, resolvidos.

 

 

No IEG um grupo de professores se reúnem regularmente e se organizam para compor uma proposta de Revista Eletrônica com objetivo de constituir a discussão em torno da preservação do patrimônio da escola, que possui um prédio da época do art e decò. As reuniões de estudo ocorrem todas as segundas feiras à tarde e o grupo de pibidianos e sua coordenação irão compor essa discussão, uma vez que a proposta do projeto se concilia com a perspectiva do corpo docente da escola.
A coordenadora de assuntos educacionais irá, em outro momento, se reunir epecificamente com a professora Cláudia Graner, supervisora do projeto e com a direção da escola, pois ambas não estavam presentes.  A coordenação de área de PIBID – Geografia de Goiânia se reune, na primeira sexta feira de cada mês, além de estarem nasquintas e sextas feiras no IEG para realização de observações. A coordenadora apresentou uma apostila que organizou para orientar os alunos, compreendendo os seguintes documentos:
•    LDB;
•    Diretrizes Curriculares do Ensino Mádio;
•    PCN´s de Geografia;
•    Orientações para o Ensino Médio;
•    Referências curriculares do Ensino Médio de Goiás – Conteúdos básicos para o EM em Goiás (conteúdos e objetivos);
•    PPP do IEG;
•    Projeto de Ensino Anual do IEG;
•    Plano de Ensino de Geografia do 1º ao 3º ano do EM;
•    Sumário do livro didático de Geografia do IEG;

Entende-se que tais documentos são de fundamental importância na orientação geral dos trabalhos e portanto fica a sugestão aos outros grupos PIBID´s da UFG para se organizarem dessa maneira.
O PIBID Geografia de Goiânia tem a proposta de trabalhar com várias formas de representação do espaço: fotografias, mapas, cartas, plantas etc. Com o auxílio da prof. Valéria Cristina, do IESA – Instituto de Estudos Socio Ambientais, especialista em estudos iconográficos, o grupo irá aperfeiçoar suas reflexões resgatando desde o patrimônio do IEG com fotos antigas até a exploração das relações entre as distintas formas de representação e os conteúdos e habilidades de Geografia no EM.
No final da manhã, após a realização da exploração do espaço físico da escola, ficou decidido com a apresentação da coordenadora de assuntos educacionais que o PIBID de Geografia de Goiânia no irá desenvolver as seguintes ações no segundo semestre de 2011, primeiro semestre do PIBID (2011-2013):

•    Organização e definição do trabalho dos pibidianos e da supervisão da escola;
•    Elaboração do questionário sócio econômico a ser aplicado aos alunos;
•    Aplicação do Termo de Consentimento;
•    Reuniões para sistematização do plano de trabalho dos bolsistas;
•    Confecção de logo marca e uniforme dos pibidianos;
•    Leitura do material da apostila e reuniões de estudo;
•    Reunião com a coordenação pedagógica e outros PIBID´s para discussão do tema: Etnografia no Espaço Escolar;
•    Participação do Encontro Nacional do PIBID;
•    Elaboração do Relatório Semestral;
 

 

 
 

Fonte: PROGRAD